segunda-feira, 14 de março de 2011

teria ellen white dito que os discípulos erraram a proclamar a mensagem "O tempo está cumprido"? mc 1.15

...o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos,para que não lhes resplandeça a luz do evangelho...

Analizemos suas palavras, baseadas em o grande conflito.capítulos 19e22.
"a experiencia dos discípulos que pregaram"o evangelho do reino" no primeiro advento de cristo,teve seu" paralelo" na experiencia dos que proclamaram a mensagem de seu segundo advento,assim como sairam os discípulos a pregar:"o tempo está cumprido e o reino de Deus está próximo" miller e seus companheiros proclamaram que o período profético mais longo e o último apresentado na bíblia estava a ponto de terminar,que o juízo estava próximo e que deveria ser inaugurado o reino eterno. a pregação dos discípulos com relação ao tempo, baseava-se nas setenta semanas de daniel 9. A mensagem apresentada por miller e seus companheiros anunciava a terminação dos 2300 dias de daniel 8.14,dos quais as setenta semanas fazem parte "cada uma dessas pregações se baseava no cumprimento de uma porção diversa do mesmo grande período profético" do mesmo modo que os primeiros discípulos,guilherme miller e seus companheiros não comprienderam inteiramente "o significado" da mensagem"Ou seja,ellen white jamais disse que os discípulos erraram ao proclamarem a mensagem "o tempo está cumprido" e sim que teve seu "paralelo"na experiencia dos que proclamaram a mensagem de seu segundo advento.Os discípulos acalentavam a esperança de ver jesus assentar-se no trono de Daví e livrar a nação judaica do jugo dos romanos,podemos ver isso em vários momentos da vida de kesus,principalmente em sua entrada triunfal em jerusalém.e eles desapontaram-se ao isto não concluir-se,veja:"e nós esperávamos que fosse ele o que remisse israel"lc 24.21. Da mesma fosma miller que era pregador batista e seus companheiros desapontaram-se ao não comprienderem que o santuário a ser purificado não era a terra,então nem os discípulos e nem guilherme miller erraram ao anunciarem estas profecias,pois ambas como disse ellen white: "se baseavam no cumprimento de uma porção diversa do mesmo grande período profético" ou seja,tanto aqueles quantos estes apenas não comprienderam o significado da mensagem que proclamaram. Ainda ellen white: "todavia este desapontamento não foi tão grande como o que experimentaram os discípulos por ocasião do primeiro advento de cristo.quando jesus cavalgou triunfantimente para jerusalém,seus seguidores acreditavam estar ele prestes a ascender ao trono de daví e libertar israel dos opressores.cheios de esperança e gozo antecipado,competiam uns com os outros em prestar honra a seu rei. Muitos lhe estendiam no caminho seus próprios mantos,à guisa de tapete,ou,à sua passagem,cobriam o solo com viçosos ramos de palmeira.uniam-se,com entusiástica alegria,na aclamação festiva: "hosana ao filho de daví", quando os farizeus,perturbados e enrraivecidos por esta manifestação de júbilo,quiseram que jesus repriendesse os discípulos,ele replicou: "se estes se calarem,as próprias pedras clamarão" lc 19.40. A profecia devia ser cumprida.os discípulos estavam executando o propósito de Deus;entretanto amargo desapontamento os aguardava. Apenas decorrido alguns dias tiveram de testemunhar a morte atroz do salvador,e conduzi-lo à sepultura. As expectativas que nutriam não se haviam realizado em um único particular,e suas esperanças morreram com jesus. Não puderam,antes de o senhor triunfar do túmulo,perceber que tudo havia sido predito na profecia,e "que convinha que o cristo padecesse e ressuscitasse dos mortos" at 17.3. Quinhentos anos antes,o senhor declarara pelo profeta zacarias: "alegra-te muito,ó filha de sião;exulta,ó filha de jerusalém,eis que o teu rei virá a tí,justo e salvador,póbre e montado sobre um jumento,sobre um asninho,filho de jumenta" zc 9.9 não teriam os discípulos cumprido esta profecia,se compriendessem que cristo se encaminhava para o julgamento e morte. De igual maneira,miller e seus companheiros cumpriram a profecia e proclamaram a mensagem que a inspiração predissera,mas não o teriam feito se tivessem copriendido completamente as profecias que indicavam o seu desapontamento e outra mensagem a ser pregada a todas as nações antes que o senhor viesse. As mensagens do primeiro e segundo anjos foram dadas no tempo devido e cumpriram a obra a que foram por Deus designadas"

Nenhum comentário:

Postar um comentário